quinta-feira, 23 de julho de 2009

Projeto : Jornal Mural

Justificativa: Neste projeto, os alunos terão a oportunidade de desenvolver procedimentos de pesquisas utilizando diferentes fontes de informação sobre assuntos da atualidade ou não.
A produção de textos de diverços gêneros ocorrerá em um contexto significativo , possibilitando que os alunos dominem a escrita e leitura desta variedade textual para que compreendam a funçaõ e caracterização linguistica e façam uso destes tipos de textos.

Produto final - Porduzir um jornal mural , onde possam periódicamente produzir, registrar e expor uma variedade de gêneros textuais por eles , produzidos e/ou pesquisados.

O que se espera que os alunos aprendam :

1-Aprender procedimentos de pesquisa por meio de leitura de textos imformativos , vídeos , programas de tv ou rádio , livros , jornais , revistas etc.

2-Fazer uso da escrita como registro dos conheçimentos construídos ao longo do proçesso.

3-Escrever diverços tipos de textos e gêneros preservando suas características.

4-Utilizar a escrita como recurso para organização e socialização dos conheçimentos adquiridos.

5-Aprender procedimentos de revisão de texros .

6- Ter autonomia para pesquisar novos assuntos , consultando diferentes fontes de informação.

7-Valorizar o trabalho em grupo .

8-Avançar o conhecimento da escrita alfabética.

9-Identificar as características gráficas dos textos.

10-Interpretar e relacionar os textos de acordo com o contexto no qual estão inseridos.

11-Ler sabendo localizar e selecionar as informações necessárias .

O que o professor deve garantir no decorrer do projeto :

1-Selecionar materias para as pesquisas.

2-Levar para a classe modelos de jornais , revistas , textos em diverços gêneros .

3-Garantir aos alunos o conheçimento das características gráficas dos texto e sua função.

4-Garantir sempre que possível o trabalho em grupos para que os alunos possam ser parceiros colocando em jogo os saberes individuais , tanto nas atividades de escrita como de leitura.

Etapas Previstas

1-Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos a partir da seguinte situação problema: Vivemos num mundo cercado de informações as quais são transmitidas p/ nós através de uma variedade de textos e meios de comunicação. Será que todos tem as mesmas caracteristicas e funções?

2-A partir das discussões sobre a situação problema , verificar o que os alunos já sabem o que não sabem e o que consideramos fundamental que saibam.

3-Registrar o que sabem eo que gostariam de saber.

4- Oferecer textos em diverços gêneros .

5-Reescrita e leitura de vários gêneros textuais para domínio do tipo de organização textual.

6-Prudução de tectos individuais ou em grupo , utilizando os procedimentos de escrita :

. Planejar o que vai escrever
. Fazer um rascunho do texto
. Ler e reler o texto
. Edição final (texto par expozição , podendo ser escrito com a letra dos alunos ou digitado.

Avaliação

No decorrer do processo , observando o interesse , participação e produção dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Professora Rita © Copyright 2012. Layout Grátis Personalizado por Cantinho do Blog.