Para que os alunos da pré escola se desenvolvam plenamente é preciso conhecer as características de cada faixa etária e garantir que realizem experiências essenciais nesse período.
Nós professores devemos tomar cuidado, pois não podemos subestimar a inteligencia e a capacidade de nossas crianças com apenas atividades de cobrir e pintar. Quem leciona com esse nível de ensino precisa ter como parte de sua rotina o planejamento e a avaliação das atividades. Tudo sempre levando em consideração a organização do tempo, do espaçoe dos materiais em função das características da turma. Propor atividades onde as crianças brinquem, falem, criem e movimentem-se, são essenciais para a pré escola, além de muita leitura feita pelo professor e pelos alunos, pois mesmo sem saber ler os pequenos fazem a leitura de imagens e expressam através da oralidade.
Embora o brincar seja uma atividade livre e espontânia , o aprendizado dela se dá por meio das interações e do convívio com os outros. Uma boa proposta para o desenvolvimento da oralidade são as canções, parlendas, cantigas de roda, as rodas de conversas feitas diariamente pois são oportunidades de expressão oral.
A leitura diária de diferentes gêneros pelo professor aumenta cada vez mais a curiosidade e o conhecimento sobre a linguagem escrita. Quanto maior a variedade de gêneros melhor: contos, parlendas,poemas, fábulas,bilhetes, quadrinhas, textos informativos e instrucionais.
A utilização de textos conhecidos pelos alunos são ótimos para despertar o interesse pela leitura e para reconhecimento de palavras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário